O que posso encontrar no blog?

Aquilo que quiser. De opiniões a textos fofos, é como um grande bloco de anotações bagunçado. Existem os marcadores para te ajudar a encontrar os textos que prefere, mas não é muito organizado. Você pode ver todo tipo de tema, com vários estilos de escrita - varia um pouco de como minha mente está funcionando no momento. Enfim, boa leitura e aproveite os posts.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Educação: Parem Já!

Calma. Não quero causar uma crise de analfabetos sem aprendizado. Talvez o título não esteja bom: não quero que parem as escolas, e sim que parem o modo como elas agem.
Pelo menos algumas. A China é mundialmente reconhecida por ter ótimas escolas. Eu já vi como funcionam e achei uma droga. Está tudo errado: incentivam o aluno a tirar 10, ou seja, a decorar fórmulas e contas. O ideal seria incentivar o aluno a pensar, com questões reflexivas e de opinião. Na China, tudo está censurado: a internet, opiniões contrárias ao governo, tudo para ter uma geração de pessoas que sabem de tudo. Muito bem decorado.
E diante de algo novo? E se a memória falha? Mais importante que decorar as regras é saber por que se deve fazer desse jeito. A censura à páginas na internet e à jornais contrários ao governo deveria ser crime: como as pessoas aprenderão a pensar como indivíduos se, desde pequenas, são criadas para agirem como máquinas em seu trabalho?
Trabalhamos pra viver, não vivemos para trabalhar. E em países que vivem nesse esquema trabalhamos todo o dia, com o objetivo de tirar 10 e decorar tudo.
De que adianta? Uma hora vamos morrer. E não queremos morrer se não tivemos nem uma vida decente. Não adianta decorar: o bom é saber pensar, o bom é saber discutir, ter sua opinião, porque isso forma nossa personalidade, isso forma quem somos. E saber quem você é e como você pensa é fundamental para pensar. E pensar é fundamental para se dar bem na vida, inclusive em seu emprego.
Algum dia, os seres humanos se transformarão em máquinas se continuarem assim. Mas esqueceram-se de que nós não temos chips de memória: temos cérebros. E cérebros têm memória falha, ao contrário dos chips. Por isso, não adianta tentar se transformar em um chip humano: devemos usar a parte humana do cérebro, a do pensamento, para crescer e continuar.
Pena que os chineses não lerão isso, pois o governo deve estar bloqueando a minha página nesse exato momento.

2 comentários:

  1. * Seguindo. Ótimo texto, ótima questão levantada... Agora só nos resta encontrar as respostas...

    ...
    Veja meu post, aqui mando um conto, se gostar, posso contar com o seu "seguir"? =)

    Obrigada!
    http://asphyxiaa7x.blogspot.com/2011/04/sinestesia.html

    ResponderExcluir
  2. Asphyxia, obrigada por seguir :D

    Que bom que gostou do texto... Havia algum tempo que queria escrevê-lo, mas não sabia bem como.

    Pode contar comigo que comentarei e seguirei seu blog, mas não se esqueça do meu!!

    ResponderExcluir

Comentar não dói e é de graça. Tá esperando o que para fazê-lo?